Jennifer Wederell morreu 16 meses depois de ter recebido um pulmão de um dador de meia-idade e fumador compulsivo, revelou a BBC News.
Cancro do pulmão nos fumadores |
A britânica, de 27 anos, foi diagnosticada com fibrose cística (mucoviscidose), desde os dois anos de idade, obrigando-a a usar uma máscara de oxigénio 24 horas por dia. Jennifer, que esperava por um transplante pulmonar há 18 meses, recebeu-o em Abril de 2011.
Collin Grannel, pai de Jennifer, afirmou que a família “esperava por aquele momento há muito tempo” e acreditavam que a filha poderia ter uma vida melhor. Mas nem tudo correu como o esperado.
Em Fevereiro deste ano, Jennifer descobriu que o seu dador, além de ter uma idade avançada, era também fumador compulsivo, o que originou um cancro no pulmão.
Embora os riscos tenham sido explicados, Collin garante que nunca foi mencionado que “ o pulmão fosse de um fumador”.
A administração do hospital Harefield Hospital, em Londres, onde o transplante foi realizado, afirmou em comunicado que "é muito raro os pacientes especificarem que não querem receber pulmões saudáveis de fumadores".
O comunicado refere ainda que “os riscos são maiores se o paciente optar por esperar por um órgão compatível e saudável”. O hospital pediu desculpa por não oferecer outra opção a Jennifer.
"Infelizmente, o número de pulmões disponíveis para transplante seria menos 40% se houvesse a política de recusar aqueles que são de fumadores. As listas de espera aumentariam e mais pacientes morreriam sem um transplante", conclui.
Publicado em ionline.pt
Publicado em ionline.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário