Os novos maços de tabaco na Austrália |
A Austrália tornou-se o primeiro país do mundo a impor a uniformização do desenho das embalagens de cigarros.
A partir de agora, as tabaqueiras ficam proibidas a colocar o seu logotipo nos maços de cigarros.
Caso os fabricantes de cigarros violem a nova lei, as multas são superiores a cem milhões de dólares e a retirada da marca do mercado.
O governo, no poder desde 2007, aumentou a pressão contra o tabagismo nos últimos anos, porque é a causa da morte de cerca de 15 mil australianos por ano e implica uma despesa de mais de 31.000 milhões no orçamento para a saúde .
O primeiro grande passo contra esse problema foi na década de 90, quando o executivo proibiu a totalmente a publicidade ao tabaco, incluindo o patrocínio de qualquer tipo de eventos.
O governo, no poder desde 2007, aumentou a pressão contra o tabagismo nos últimos anos, porque é a causa da morte de cerca de 15 mil australianos por ano e implica uma despesa de mais de 31.000 milhões no orçamento para a saúde .
O primeiro grande passo contra esse problema foi na década de 90, quando o executivo proibiu a totalmente a publicidade ao tabaco, incluindo o patrocínio de qualquer tipo de eventos.
Em seguida, aumentou os impostos, criou leis anti-fumo a nível nacional e também nos diversos estados que compõem o país, até que em Novembro de 2011 aprovou o controverso projeto de lei para eliminar o último vestígio de publicidade nos maços de cigarros.
Logo
após a aprovação da lei, o poderoso grupo British American Tobacco
(dono de marcas internacionais, como a Lucky Strike) apresentou uma queixa nos
tribunais australianos, alegando que a medida era inconstitucional e
violou os direitos de propriedade intelectual.
Também a Japan Tobacco International, a Imperial Tobacco (Cohiba ou Golden Virginia) e a própria Philip Morris (Marlboro, L & M e Chesterfield) se tenham unido aos litigantes, o tribunal deu razão ao estado australiano e a ação foi julgada improcedente em Agosto passado.O conflito entre o governo e as tabaqueiras, em vez de ficar sanado, continuou inabalável desde então, com táticas como o aparecimento de slogans pacotes como "o que importa é o conteúdo".
Também a Japan Tobacco International, a Imperial Tobacco (Cohiba ou Golden Virginia) e a própria Philip Morris (Marlboro, L & M e Chesterfield) se tenham unido aos litigantes, o tribunal deu razão ao estado australiano e a ação foi julgada improcedente em Agosto passado.O conflito entre o governo e as tabaqueiras, em vez de ficar sanado, continuou inabalável desde então, com táticas como o aparecimento de slogans pacotes como "o que importa é o conteúdo".
A partir de 01 de Dezembro, passaram apenas a poder apresentar avisos sobre o efeito nocivo do fumo e imagens de pessoas que sofrem de doenças provocadas por esse vício.
O nome da tabaqueira e a marca de cigarro serão referidos em pequenas letras na parte de baixo do maço.
Embalagens de tabaco na Austrália |
A ideia é tornar o tabaco um produto pouco atractivo à vista, mesmo repulsivo, e vem na sequência de outras medidas já adoptadas, como a inclusão de mensagens que alertam para as doenças causadas pelo tabagismo.
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