Nenhum outro produto de consumo ou contaminante ambiental tem sido tão amplamente estudado pelos seus efeitos sobre a saúde como o tabaco.
Fumar nunca é apenas um prazer |
Tendo sido verificado que entre 20 e 30% dos casos de cancro nos Estados Unidos podem dever-se ao consumo de tabaco, foi também descoberto que, em fumadores de meia idade, o cancro do pulmão ocorre dez vezes mais.
Fumar tem sido associado não apenas ao cancro do pulmão, mas também ao dos lábios, língua, boca, laringe, faringe, esófago e bexiga, e especialmente a doenças do coração.
Além de que também causa doenças respiratórias tais como bronquite e enfisema.
O risco de sofrer das doenças mencionadas varia com a maneira em que o tabaco é consumido.
Estudos recente descobriram que a mortalidade por cancro de pulmão é maior em quem fuma cachimbo e charutos, e é até mesmo muito maior em pessoas que consomem cigarros.
A frequência com que os tumores malignos ocorrem nos lábios, língua, boca e esófago é maior nos que fumam cachimbo e charuto e geralmente igual ou maior do que a observada naqueles que fumam normalmente apenas cigarros.
Ocorrem mais mortes entre aqueles que começaram a fumar cigarros cerca dos 15 anos de idade do que entre aqueles que o fizeram depois dos 25.
Indivíduos não fumadores que convivem com fumadores em locais onde respiram o 'fumo em segunda mão' estão em maior risco de contrair cancro.
Sem comentários:
Enviar um comentário