Associação Nacional AVC lança um desafio: não fumar por 16 horas

Fumar faz mal à saúde, mas também à carteira. Por um lado surgem as muitas doenças que impedem de trabalhar e obrigam a toma de medicamentos, diminuindo o bem-estar e a produtividade. Pelo lado mais prático da coisa, são os euros a sair da carteira por cada maço de cigarros. A pensar na primeira questão a Associação Nacional AVC lança um desafio: não fumar por 16 horas.
Em Portugal morrem todos os anos 1000 pessoas vítimas de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e o tabaco é um dos principais fatores de risco para essa situação, contribuindo para 12% a 14% de todas as morte, alerta a Associação Nacional AVC.
Ora, como no dia 31 de maio é Dia Mundial sem Tabaco, a Associação lança um desafio a todos os fumadores, "com o objetivo de combater a doença". O desafio é: estar 1000 minutos sem fumar.
Parece simples, mas para um fumador vai exigir muita força de vontade, e quem sabe se não será o início para acabar com os cigarros de vez.
"Os últimos estudos na área indicam que os fumadores têm uma probabilidade de sofrer AVC 3 vezes maior do que os não fumadores. O consumo de 20 cigarros por dia, por exemplo, aumenta em 6 vezes o risco de AVC. Sensibilizar a população para esta realidade deverá ser uma prioridade das entidades governamentais e de todas as Instituições que trabalham em prol dos doentes e familiares. Por isso, decidimos lançar este repto, desafiando os fumadores a não consumirem tabaco durante 1000 minutos, em homenagem a todos os portugueses que morrem anualmente vítimas de AVC no nosso país", afirma Clara Fernandes, presidente da Associação Nacional AVC.
A Associação refere ainda outros problemas de saúde associados ao tabagismo, como o aumento do mau colesterol, reduz o bom colesterol e potencia o desenvolvimento da hipertensão arterial. Um fumador com hipertensão arterial tem uma vulnerabilidade 15 vezes maior de sofrer um AVC Hemorrágico.
Se ainda não está convencido faça as contas. Se fumar, em média, um maço de cigarros por dia, gastará 30 euros por semana, 120 euros por mês, 1.440 euros por ano e 14.400 euros em 10 anos. Feitas bem as contas, até dava para umas férias interessantes.
Porque deve parar de fumar?
Dentro de 8 horas os seus níveis de oxigénio voltam ao normal e os níveis de monóxido de carbono reduzem para metade. Suba uma escadas depois desse tempo e verá a diferença.
48 horas depois as suas capacidade de gosto e de olfato melhoram. Entre numa perfumaria, ou coma algo que goste muito.
Dentro de 72 Horas torna-se mais fácil respirar e os seus níveis de energia aumentam. Tente correr nem que seja para acompanhar uma nuvem.
Depois de 1 mês a sua pele melhora significativamente.
Entre 3-9 meses, qualquer tipo de tosse ou pieira diminui e o funcionamento dos seus pulmões aumenta pelo menos 10%.
Após 1 ano o seu risco de ataque cardíaco reduz para metade.
Após 5 anos o seu risco de AVC é praticamente igual ao de um não fumador.
Após 10 anos o seu risco de desenvolver cancro do pulmão desce para metade.

Após 15 anos o risco de sofrer um ataque cardíaco é o mesmo de alguém que nunca fumou.

Sem comentários:

Enviar um comentário