Como fazer cigarros em casa com a máquina de tubos

Dando sequência ao ponto nº.4 do post sobre tabaco barato apresentamos este pequeno manual ilustrado sobre como usar uma máquina de fazer cigarros.

Precisamos de tabaco de enrolar, filtros, tubos, e uma máquina de encher tubos.
Tabaco Medusa 170gr  (13 Euros)




Existem no mercado imensas marcas de tabaco de enrolar, inclusivamente as marcas normalmente vendidas em maços, mas após experimentar vários, a relação preço qualidade indica o Medusa 170gr como o mais aconselhável.







Filtros (1 Euro)

Os filtros podem parecer desnecessários uma vez que os tubos já trazem um embutido, mas na verdade o filtro que vem nos tubos é muito curto pelo que preferimos acrescentá-lo para poupar tabaco, que de outra forma seria desperdiçado ao ficar nesse espaço, e ao mesmo tempo poupar um pouco os nossos pulmões ao filtrar muito mais o fumo. 
Cada um destes filtros, cortado ao meio, dá para dois cigarros.
Nota: se não tiver filtros pode simplesmente substitui-los por pequenas bolinhas de papel (higiénico, de cozinha, etc...)  com o mesmo tamanho.


Tubos com filtro




Também no caso dos tubos existe uma enorme variedade de marcas e tendo em conta a sua função recomendamos que optem pelos mais baratos que encontrarem pois são todos muito parecidos apenas variando o preço conforme a quantidade de tubos que a caixa trouxer.

Máquina de fazer cigarros (cerca de 8 Euros)
A máquina de encher tubos é hoje em dia fácil de encontrar em qualquer tabacaria ou mesmo num simples quiosque de rua que venda tabaco.


Existem modelos extremamente simples, outros mais avançados (como o da foto), e também começaram a aparecer diversos modelos eléctricos que oferecem rapidez mas que são de mais difícil manuseamento, pelo menos até se encontrar o ponto certo de compressão do tabaco.

Filtros já cortados ao meio







Processo de enchimento

Os filtros, já devidamente cortados, devem ser pressionados e rolados entre dois dedos de forma a reduzir-lhes um pouco o diâmetro para caberem mais facilmente nos tubos.



Tubo vazio

O diâmetro do filtro é demasiado grosso para o tubo


Esmagando filtro para caber no tubo

Colocação do filtro (fazê-lo deslizar até ao fundo)


Colocar tubo na máquina




























Com a prática acabamos por adquirir a noção da quantidade de tabaco que devemos colocar na máquina de forma a que os cigarros não fiquem demasiado compactos, o que torna a aspiração do fumo demasiado difícil, nem demasiado vazios, o que os fará arder num ápice.
O ideal será um meio termo dando-lhes a consistência aproximadamente igual à do tabaco de maço.
Abastecer a máquina com tabaco


Direita-Esquerda



Tubo cheio
Após abastecida a máquina, basta pressionar a mola para agarrar a ponta do tubo e num movimento suave mas firme deslocar o enchedor para a direita e novamente para a esquerda.








Para compactar um pouco mais o tabaco podemos bater umas pancadinhas com o filtro na mesa, sendo que dessa forma seguramente a ponta ficará vazia. Nesse caso podemos fazer apenas uma bolinha de tabaco e acabar de preencher esse espaço.
Algumas pancadinhas com o filtro na mesa para comprimir
Preciosismo : Fechar o tubo com a ponta de uma caneta sem bico  


Para finalizar devemos ainda dobrar o papel da ponta para que o cigarro não perca a sua consistência acabando por perder algum tabaco.
E pronto.
Com alguma prática conseguem fazer-se 20 cigarros em 10 ou 15 minutos, ou seja, um maço de tabaco por cerca de metade do preço.
Aqui estão eles à espera que nasçam os seus irmãos


5 comentários: