Direito a fumar em casa pode estar em risco

Se o regulamento for aprovado, os inquilinos deverão ser informados, antes da assinatura do contrato, se têm direito a fumar no interior do apartamento, nas varandas ou nos terraços


O direito a fumar em casa pode vir a ser regulamentado em Nova Iorque, cidade que perdeu, numa década, quase meio milhão de fumadores, fruto das políticas anti-tabágicas do presidente do município, ex-fumador, noticiou a agência AFP.
smoke at home
Direito a fumar em casa pode estar em risco

Caso o projecto de regulamento de Michael Bloomberg seja aprovado, os inquilinos deverão ser informados, por escrito, antes da assinatura do contrato de arrendamento, se têm direito a fumar no interior do apartamento, nas varandas ou nos terraços.

Para o autarca, antigo fumador que tem desenvolvido desde 2002 uma campanha anti-tabágica sem precedentes, as novas regras permitiriam aos nova-iorquinos “escolherem viver num ambiente sem tabaco”.

Desde 2002 que cerca de meio milhão de habitantes de Nova Iorque deixaram de fumar, dos quais cem mil entre 2009 e 2010, sendo que apenas 10 por cento da população fuma em casa. Na cidade que não dorme, o imposto sobre o tabaco e o preço do maço de cigarros são os mais elevados, comparativamente com os de outras cidades norte-americanas.

Em Nova Iorque, já é proibido fumar em bares, restaurantes, praias e parques. Em Portugal, a interdição estende-se aos transportes e aos recintos públicos fechados, bem como aos locais de trabalho. Recentemente, o Governo anunciou que pretende alargar as restrições, nomeadamente ao interior de viaturas particulares que transportem crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário