Crise aumenta doenças respiratórias mas tabaco é o grande inimigo

O tabaco é o grande responsável pelas doenças pulmonares

O pneumologista da Direção-Geral da Saúde Filipe Froes reconhece que a crise tem influência no aumento das doenças respiratórias que se tem verificado em Portugal, mas sublinha que o tabaco é o grande responsável pelas doenças pulmonares.



“Nós não podemos ter cerca de 18 a 20 por cento da nossa população a fumar. É fundamental reduzir a taxa de fumadores. É reduzirmos o início do tabaco nos jovens, é deixar de fumar quem fuma. Isso é fundamental e tem um impacto enorme no impacto da doença respiratória no nosso país”, afirma Filipe Froes, em declarações ao jornalista da Antena 1 Nuno Rodrigues.

A mortalidade causada pelas doenças respiratórias aumentou 16 por cento em 2012, uma subida acima da média. Em Portugal, cerca de 50 pessoas morrem por dia devido a estas doenças. O Observatório Nacional das Doenças Respiratórias pede uma vacina gratuita contra a pneumonia para quem tenha mais de 50 anos.

O relatório anual sobre saúde respiratória a que a Antena 1 teve acesso e que vai ser apresentado esta manhã pede ainda ao Ministério da Saúde o aumento da comparticipação em alguns medicamentos, já que com a crise os doentes não conseguem pagar tratamentos, recorrendo a internamentos desnecessários nos hospitais.

Sem comentários:

Enviar um comentário