Cada fumador 'oferece' ao Estado 766 euros por ano

O tabaco é a origem mais importante dos impostos ambientais, visto que o Estado arrecada anualmente 766 euros por cada fumador. Mas pode não ficar por aqui. O Governo nomeou ontem uma comissão para apresentar uma reforma da fiscalidade verde, que visa aumentar a base de impostos ambientais para que se possa reduzir na fiscalidade sobre o trabalho, conta o Público.

Ontem foi nomeada uma comissão para que daqui a sete meses seja apresentada uma reforma da fiscalidade verde, com possíveis efeitos em 2015.
Ainda não se sabe onde vão recair as mudanças, mas o objetivo é aumentar a base de impostos ambientais para que se possa reduzir a fiscalidade sobre o trabalho.
Os impostos da área energética são os que mais contribuem para os cofres do Estado, mas 45% é pago pelas famílias e 55% pela indústria, agricultura, comércio e serviços.
Já no que diz respeito ao tabaco, o imposto cai integralmente em cima dos consumidores. Em média, cada fumador paga 766 euros por ano pela carga fiscal sobre os cigarros que consome.

Sem comentários:

Enviar um comentário