O tabaco é uma das drogas mais prejudiciais para a saúde humana. 

Fumar pode causar uma série de doenças graves, como o câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, além de diminuir a qualidade de vida de quem fuma e daqueles que estão expostos à fumaça passiva.

Apesar de ser um hábito difícil de abandonar, há diversas estratégias que podem ajudar fumantes a deixar de fumar. Neste artigo, apresentaremos 5 truques para deixar de fumar e os malefícios do tabaco para a saúde.


Os malefícios do tabaco para a saúde

Fumar pode afetar diferentes partes do corpo, e seus malefícios são variados. Algumas das consequências mais graves do tabagismo incluem:

Câncer/Cancro: o tabaco é responsável por cerca de 30% das mortes por câncer/cancro no mundo. Fumar aumenta o risco de 
câncer/cancro de pulmão, boca, faringe, laringe, esôfago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.


Doenças respiratórias: fumar é a principal causa de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), que inclui bronquite crónica e enfisema. Também aumenta o risco de asma e pneumonia.


Doenças cardiovasculares: fumar aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).


Problemas de fertilidade: fumar pode reduzir a fertilidade tanto em homens quanto em mulheres. Além disso, mulheres que fumam durante a gravidez aumentam o risco de aborto espontâneo, parto prematuro e problemas no desenvolvimento fetal.


Envelhecimento precoce: fumar pode acelerar o envelhecimento da pele, causando rugas e manchas.



5 truques para deixar de fumar

Deixar de fumar pode ser um processo difícil e desafiador, mas é possível com algumas estratégias. Aqui estão cinco truques que podem ajudar a abandonar o hábito:

Defina uma data para parar: escolha uma data para parar de fumar e prepare-se mentalmente para ela. Avise seus amigos e familiares sobre sua decisão, para que eles possam apoiá-lo.


Identifique gatilhos e evite-os: fumar geralmente está associado a determinados momentos ou atividades, como beber café ou sair com amigos que fumam. Identifique esses gatilhos e evite-os ou tente substituí-los por hábitos mais saudáveis.


Use terapias de substituição de nicotina: as terapias de substituição de nicotina, como adesivos, pastilhas e comprimidos, podem ajudar a aliviar os sintomas de abstinência.


Procure apoio: converse com amigos, familiares ou um profissional de saúde sobre a sua decisão de parar de fumar. Eles podem oferecer suporte emocional e encorajamento durante o processo.


Pratique atividades físicas: a atividade física pode ajudar a aliviar o estresse e a necessidade de fumar, para além dos óbvios benefícios para a sua saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário