Exercício físico elimina ansiedade ao deixar de fumar

A privação da nicotina é a principal causa do surgimento de episódios de ansiedade nos fumadores que pretendem deixar esta dependência. No entanto, existem alguns truques que podem ajudar a diminuir essa ansiedade como evitar bebidas com cafeína e álcool, beber água e praticar exercício físico diariamente, explica Luís Carreiro, coordenador da Unidade de Pneumologia do Hospital Lusíadas Lisboa.
Exercício físico elimina ansiedade ao deixar de fumar

E acrescenta: «O exercício físico tem um potencial ansiolítico importante ao diminuir os efeitos da privação da nicotina, além de diminuir os fatores de riscos associados ao tabaco e melhorar a saúde de forma geral.»

«Após abandonar o hábito de fumar deve manter-se a boca e as mãos ocupadas, uma vez que o tabaco formata novas atitudes nas pessoas, como o simples gesto de levar a mão à boca. Os melhores aliados costumam ser as pastilhas elásticas, rebuçados (ambos sem açúcar) e esferográficas ou chaves. Os fumadores devem ainda manter-se afastados de objetos relacionados com tabaco como isqueiros, fósforos ou cinzeiros», explica. Luís Carreiro diz ainda que «ter pensamentos positivos e relembrar todos os dias os benefícios e objetivos atingidos depois de deixar de fumar» são a «chave do sucesso». Para os casos mais complicados, em que existe grande dificuldade em controlar a ansiedade, o médico aconselha um acompanhamento psicoterapêutico em simultâneo. 

Segundo a OMS, fumar é a principal causa de morte passível de prevenção. Segundo a Direção Geral de Saúde, sete em cada 10 portugueses querem deixar de fumar e a recompensa está nos benefícios para a saúde. Quem deixa de fumar vive, em média, mais 10 anos do que um fumador que mantém o vício.

Fonte: Diario Digital

Sem comentários:

Enviar um comentário