Linha Saúde 24 ajuda a deixar de fumar

Desde Setembro, a Linha Saúde 24 tem um novo serviço para quem quer deixar de fumar, sob orientação da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP). O acompanhamento oferece conselhos e possível comparticipação de medicamentos.

A ação é coordenada com a Sociedade Portuguesa de Pneumologia com base nas recomedações da Organização Mundial de Saúde.
Linha Saúde 24 com novo serviço para deixar de fumar

Linha Saúde 24 com novo serviço para deixar de fumar

 
Segundo Luís Pedroso Lima, a linha não se limita a dar conselhos, uma vez que está provado que esse tipo de serviço tem pouca adesão por parte dos fumadores. A intervenção é "proativa", ou seja, "além de receber chamadas, faz também chamadas para reforçar a intenção de deixar de fumar", explicou.
 
"O primeiro contacto serve para aferir o nível de dependência e a motivação da pessoa para deixar de fumar. Os poucos motivados são logo aconselhados a fazer uma consulta de cessação tabágica com um médico", segundo Luís Pedroso Lima. 

Serviço gratuito 
 
A linha é gratuita e faz ainda um acompanhamento telefónico, com chamadas periódicas em dias definidos até ao dia estabelecido para "deitar fora o maço de cigarros e deixar de fumar", explicou o responsável pela linha. 
 
Por decidir está ainda uma possível criação de uma via verde que dá prioridade a quem liga para a linha no acesso à consulta e a comparticipação de alguns medicamentos para ajudar a deixar de fumar.
 
Apesar de admitir que algumas pessoas conseguirão deixar de fumar apenas com a força de vontade, Luís Pedroso Lima reconhece que a grande maioria necessita de apoio terapêutico, sobretudo de substâncias nicotínicas (pensos e pastilhas), mas também medicamentos sujeitos a prescrição médica. 
 
A comparticipação dos medicamentos é uma possibilidade, visto que a proposta é a de que "semanalmente a instituição que gere a linha forneça pensos e pastilhas", mas apenas enquanto a pessoa se mantiver no programa. Existe ainda a possibilidade da Linha Saúde 24 emitir um 'voucher' que pode ser usado na farmácia. 
 
A linha não traz nenhum custo acrescido ao Estado, segundo Luís Pedroso Lima, porque está dentro do contrato anual da Linha Saúde 24.

Sem comentários:

Enviar um comentário