Estado perde 47,8 milhões com tabaco de enrolar

Associação Europeia da Indústria do Tabaco critica a intenção de o Governo tornar o tabaco de enrolar mais caro do que os cigarros e alerta sobre efeitos da proposta fiscal prevista no Orçamento do Estado para 2015.
cigarros
OE propõe aumento do imposto do tabaco de enrolar
De acordo com a ESTA, o Governo quer acabar com tabaco mais barato que os cigarros. De acordo com a proposta apresentada para o Orçamento do Estado para o próximo ano, o tabaco de enrolar vai pagar mais imposto e ficar mais caro do que os cigarros o que, de acordo com a mesma associação, fará o Estado perder 47,8 milhões de euros em receita fiscal.
A Associação Europeia da Indústria do Tabaco alerta para o facto de o Governo querer acabar com todas as formas de tabaco, até aqui alternativas mais económicas aos cigarros e afirma que a medida, prevista no OE2015, vai prejudicar os consumidores de tabaco com menos rendimentos.

A associação assegura que, através da análise de casos semelhantes noutros países, o volume de vendas do tabaco de enrolar deverá sofrer uma quebra de 60% em 2015, provocando uma diminuição na receita fiscal de 31%. Ao impacto das quebras de consumo junta-se outra queda de 13 milhões de perda fiscal, prevista como efeito do novo imposto que o Governo quer aplicar nas cigarrilhas com filtro, uma alternativa aos cigarros.
Rui Manuel Ferreira - dinheirovivo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário