Fumo passivo aumenta risco de formas graves de demência

Metade da população chinesa está exposta ao fumo do tabaco no dia-a-dia e o país é um dos que possui mais habitantes com demência em todo o mundo, avança o Diário Digital.

Um estudo feito com 6.000 pessoas na China indica que o fumo passivo eleva o risco de sofrer de formas graves de demência.
 
fumadora
Fumo passivo aumenta risco de formas graves de demência
A exposição ao fumo do cigarro é conhecida por causar doenças respiratórias e cardiovasculares. Mas havia pouca evidência sobre a sua associação com a demência – condição que engloba doenças como a de Alzheimer.

O estudo, publicado no jornal Occupational and Environmental Medicine, envolveu cientistas do King´s College, de Londres, e da Anhui Medical University, da China, além de investigadores dos EUA.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 11% da população mundial está protegida por leis anti-tabaco.

A China é um dos países com maior consumo de tabaco no mundo, com cerca de 350 milhões de fumadores. Desde 2006, o país tem promovido o ambiente livre do tabaco em hospitais, escolas e noutros locais públicos, mas a implementação ainda não é global.

Estudos mostram que cerca de metade da população chinesa está exposta ao fumo do tabaco no dia-a-dia. E o país é um dos que possui o número mais alto de pacientes com demência no mundo.

O médico Ruoling Chen, da King´s College de Londres, e os seus colegas entrevistaram pessoas com mais de 60 anos de comunidades urbanas e rurais de cinco províncias chinesas. Eles descobriram que 10% do grupo tinha formas graves de demência e a associação com a exposição ao tabaco foi significativa.

Segundo o investigador, o aumento do risco de demência grave em fumadores passivos é similar ao de doenças do coração – sugerindo que é preciso tomar medidas preventivas urgentemente, não só na China como noutros países.

Sem comentários:

Enviar um comentário