Tabagismo, um vício que mata


Fumar é um vício que provoca sérios danos à saúde geral dos consumidores e não-consumidores de tabaco,  e é um fator de risco para quase todas as doenças.

Durante as últimas décadas, o fumo tornou-se um dos problemas de saúde mais graves, descobertos os danos causados ​​e encontrada a sua associação a várias doenças graves que ganharam importância como causa de morte e incapacidade, com sérias repercussões económicas.
O tabagismo é uma doença causada pelo consumo excessivo de tabaco, é um problema social e de saúde pública pelos muitos efeitos adversos para a saúde, não apenas das pessoas que o usam, mas também das que convivem com eles, pois estima-se que cerca de 3 milhões de pessoas morrem anualmente devido a problemas associados directamente com o tabaco.

Fumar, além dos riscos para a saúde que são muitos nomeadamente nas doenças crónicas, também está associado a outros problemas tais como incêndios, queimaduras e acidentes diversos.
Esta doença, considerada um vício, inicialmente voluntário, é muito difícil de abandonar e controlar, de modo que uma vez que o hábito se torna vício é extremamente difícil deixar de fumar, já que se torna parte do estilo de vida de uma pessoa, que apesar de saber o dano que lhe causa não consegue perceber que, em troca de um passageiro "bem-estar", lentamente, silenciosamente, mas de forma eficaz, o tabaco causa danos irreversíveis para a maioria dos órgãos do corpo, nomeadamente várias doenças crónicas e degenerativas, provocando a morte prematura.

Um problema grave do tabagismo é que causa danos não só à saúde dos consumidores mas também às pessoas ao seu redor, os chamados fumadores passivos, e também causam grande desconforto pelo fumo e mau cheiro. Há também muitos riscos no crescimento e desenvolvimento do feto ou a amamentação quando as mães são fumadoras.
O tabaco afeta também os que estão perto de si

No entanto, nos últimos tempos tem-se notado que as pessoas estão muito mais conscientes do seu impacto e, portanto, têm implementado vários métodos para controlar o vício e parar de fumar cada vez com menor  risco de recaída.

Comprimidos, pastilhas, adesivos, medicamentos, terapia de grupo, clínicas especializadas, acupunctura e outros apoios estão disponíveis para aqueles que desejam largar um vício tão prejudicial à saúde.

Então vá em frente e escolha viver mais com qualidade. Pare agora para poder recuperar a sua saúde e a dos que têm sido afectados pelo fumo dos seus cigarros.

3 comentários:

  1. Não adianta estar escrito nos maços de tabaco FUMAR MATA !
    Chega a ser ridículo, entrar-se num quiosque,e vêr-se atrás da pessoa que nos atende, as prateleiras cheias de maços, nos quais, em cada um está escrito FUMAR MATA, o que implica lermos aquilo dezenas de vezes, tantas quantas os maços que existem! E os fumadores preocupam-se? Adiantava era o preço subir em flecha e os fumantes serem registados no sistema nacional de saúde como FUMADOR, e sempre que, por qualquer motivo tivesse que recorrer aos serviços públicos de saúde,teria que pagar uma taxa adicional de valor muito elevado!

    ResponderEliminar
  2. Os que não fumam, são muitas vezes fumadores passivos violentamente agredidos com o fumo do cigarro, pois embora já haja espaços internos para fumadores, por exº nos Centros Comerciais, no exterior, em esplanadas de cafés, restaurantes, etc, quantas vezes estamos pacificamente a comer, a tomar um café e a ler um jornal, e nisto, da mesa ao lado, vem direitinho ao nosso nariz o fumo directo do cigarro ou uma parte do fumo exalado pelo nosso vizinho. Não é a primeira vez que tenho que me levantar e mudar de mesa (isto quando é possível)!

    ResponderEliminar
  3. Os fumadores custam muito dinheiro ao erário público, por isso todos os contribuintes são prejudicados ao ser mal aplicado o dinheiro dos seus impostos!
    Os fumadores são tão toxicodependentes como os que usam as variadas drogas proibidas.

    ResponderEliminar