A Epidemia do tabagismo


Epidemia do tabagismo

O tabagismo é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) a principal causa de morte em todo o mundo, estimando-se que o tabaco mate por ano 5 milhões de pessoas em todo o mundo, e que poderá chegar aos 8 milhões até 2030. Por inalação do fumo do tabaco, morrem por ano cerca de 600 mil pessoas prematuramente e são diagnosticados milhões de novos casos de doenças cardiovasculares.
A "Luta antitabágica" constitui um grave problema de saúde pública. Cada vez mais é importante implementar acções de formação e de educação da população em geral. O tabaco é uma droga e por isso provoca dependência. Não é fácil deixar de fumar, mas este acto traz benefícios de ordem física, psicológica e económica.
O Dia Nacional do Não Fumador (17 de Novembro) foi instituído pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 35/84, na sequência de uma recomendação da 5.ª Conferência Mundial sobre a Prevenção do Tabagismo.
Em Portugal, a nova legislação do tabaco, Lei nº 37/2007, de 14 de Agosto para que seja proibido fumar em determinados espaços, mas que, segundo os especialistas, não está a ser efectiva, isto porque Portugal ainda não tem uma boa política de espaços sem fumo, a lei é ambígua e permite demasiadas excepções, uma vez que não está a ser fiscalizada.
No entanto, “La Organización Mundial de la Salud (OMS) ha instado hoy a los gobiernos a proteger a los 1800 millones de jóvenes del mundo mediante la prohibición de toda publicidad, promoción y patrocinio del tabaco. La OMS dirige este llamamiento con antelación al Día Mundial Sin Tabaco, que se celebra el 31 de mayo .(…)”

Sem comentários:

Enviar um comentário