O que significa tabagismo?

O que significa tabagismo?
Tabagismo significa abuso de tabaco, materializado no consumo regular e excessivo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou tabaco de cachimbo. Fumar predispõe para o cancro do pulmão e outros, bronquite e enfisema pulmonar, úlcera gastro-duodenal, doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais (AVC). As mulheres fumadoras grávidas podem prejudicar o desenvolvimento e o bem-estar do feto. Os fumadores também prejudicam a saúde dos que os rodeiam, que acabam por se tornar fumadores passivos.

Quais são os efeitos do tabaco no ser humano?
Calcula-se que cerca de dois milhões e meio de pessoas morrem anualmente em todo o mundo, devido ao tabaco.
No aparelho respiratório, 90 por cento dos cancros são provocados pelo tabaco.
No aparelho circulatório, a angina de peito, o enfarte do miocárdio, a hipertensão arterial e o AVC cerebral são algumas das doenças mais frequentes;
Na área da otorrinolaringologia, 65 por cento dos cancros da boca são devidos ao tabaco, bem como a diminuição do olfacto e a tendência para rouquidão;
No aparelho urinário, o tabaco pode provocar cancro da bexiga;
Ao nível sanguíneo, provoca alterações da coagulação;
Na mulher, o tabaco aumenta o risco de cancro do colo do útero e, em combinação com a toma da pílula contraceptiva, aumenta o risco de trombose venosa.
No recém-nascido, o tabagismo da mãe aumenta o risco de malformações, parto prematuro, baixo peso ao nascer e síndrome da morte súbita.

Onde se pode tratar o tabagismo?
As doenças causadas pelo consumo exagerado e prolongado do tabaco, incluindo a intoxicação tabágica, são tratadas nos centros de saúde, hospitais e clínicas (públicos e privados) de todo o país (ver contactos na coluna lateral).
A base da solução é, porém, pessoal e passa pela força de vontade do fumador para se desabituar até eliminar definitivamente o consumo.

Sem comentários:

Enviar um comentário